MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
Você já pensou em ensinar história com um game como o Age of Empires? E geografia com Carmen San Diego? Aliás, você usa games na educação? Se você já chegou nessa fase, este livro é uma excelente oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Se não, o que está esperando para ler Games em educação? Aperte o start! Comece!
Com esta obra de João Mattar, você vai aprender a aproveitar os recursos de vários jogos em benefício do processo de ensino/aprendizagem. Além disso, vai conhecer o estilo de aprendizagem dos nativos digitais e descobrir como utilizar e criar games educacionais.
Destinado a professores e gestores das mais diversas áreas, bem como a profissionais envolvidos com ensino corporativo, este livro deixa claro que, quando o assunto é educação, não há game over.
Fotos do Coquetel do lançamento do livro durante o CIAED – Fortaleza – 09/2009:
Sumário
Prefácio (David Gibson)
Introdução
Parte I: Conceitos e teorias
1. Estilos de aprendizagem dos nativos digitais
2. O uso de games em educação
3. Novo design instrucional para os nativos digitais
Parte II: Games na prática
4: Design e produção de games educacionais
5. Experiências no exterior
6. O cenário no Brasil
Considerações finais
Apêndice 1: Aprendendo matemática com Yu-Gi-Oh! para PS2
Apêndice 2: Second Life e educação
Referências
Índice remissivo
Sobre o autor
Cf. resenha de Cristina M. Pescador.
Jogo permite que aluno assuma papel de jornalista; veja lista de jogos brasileiros faz referência ao livro.
Onde comprar?

Excelenteeeeeeeeee! Recomendadíssimo! Obrigado mestre por esta excelente contribuição!
Aliás, recomendado em http://www.gamecultura.com.br
Jorge, tenho certeza de que você vai gostar também do meu “Filosofia da Computação e da Informação”, que acabou de sair também:
http://blog.joaomattar.com/filosofia-da-computacao-e-da-informacao/
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Games em Educação & Filosofia da Computação e da Informação
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Uso do Moodle Integrado a Outras Ferramentas da Web 2.0 em um Curso Livre sobre Educação a Distância
Pingback: De Mattar » Blog Archive » III Simpósio Virtual de EaD
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Atualizando algumas informações sobre o uso do Second Life em educação
Como investigador a fazer uma tese de mestrado sobre o uso do Second Life no Ensino da Religião, naturalmente que o conteúdo do seu livro me interessa bastante. Assim, pretendia saber como é que consigo adquirir o seu livro em Portugal. Muito obrigado e vá falando sobre o potencial do Second Life na educação, que eu agradeço imenso. Gosto das suas reflexões.
Fernando, você precisa entrar em contato com a editora Pearson para ver como consegue receber o livro aí, sem o custo excessivo do frete, que é o maior problema. De qualquer maneira, vamos conversando por aqui e sua dissertação de mestrado me interessa muito, vá nos colocando a par dos progressos.
Antes de mais, muito obrigado Professor João Mattar, já agora, abusando um pouco da sua confiança, por acaso não tem uma lista de livros que me sugira dentro do âmbito da minha investigação (Second Life e educação)? Grato pela atenção e cuidado.
Fernando, imagino que você conheça o meu “Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias)”, publicado no final de 2007. Neste livro de games, há um apêndice, “Second Life e Educação”, que faz uma atualização de informações e bibliografia desde então. Acabou de sair (mas ainda não recebi) o livro:
“Higher Education in Virtual Worlds: Teaching and Learning in Second Life” (dê uma olhada na Amazon). Com certeza há muitas outras coisas, mas você também encontrará muitas fontes importantes online, como artigos e ebooks. Dê uma olhada aqui no blog na categoria Second Life, há muitos links interessantes. Amanhã, aliás, libero um artigo que estou terminando em inglês. Vamos conversando.
Pingback: De Mattar » Blog Archive » O Design de Interação na Integração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem 3D e 2D
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Games em Educação: como os nativos digitais aprendem - Prefácio (David Gibson)
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Por que você não pode perder o VWBPE?
Pingback: De Mattar » Blog Archive » O Second Life morreu? (a velha questão que não morre…)
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Tecnologias Aplicadas à Educação - Colégio Progresso - 2010
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Aula 01 (31/03) - Games em Educação no SL
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Aula 02 (07/04) - Games em Educação no SL
Estou desenvolvendo jogos educativos para o site http://www.escolagames.com.br
Para conhecer mais sobre jogos e educação fui atrás de livros sobre o assunto, eu sabia que não iria encontrar muita coisa em português porém fui surpreendido com a qualidade do livro GAMES EM EDUCAÇÃO.
Além de ser muito bem escrito conta com várias referencias sobre projetos de ponta no Brasil e também no exterior.
Parabéns pelo trabalho!
Leopoldo, muito obrigado por seus comentários. Procurei, além de mostrar projetos interessantes, discutir a teoria sobre o uso de games em educação. Gostaria de acompanhar o seu trabalho, vá me informando. [ ]s
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Aula 03 (14/04) - Games em Educação no SL
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Bibliografia EaD
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Aulas 04 (28/04), 05 (05/05) & 06 (12/05) - Games em Educação no SL
Pingback: De Mattar » Blog Archive » + Games em Educação
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Aulas 07 (19/05) Games em Educação no SL
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Show+ 15/10 19:30
Livro excelente. De grande importância para quem trabalha com EaD, desmistifica a idéia de que o jovens “perdem tempo” ao jogar, pelo contrário, contribuem para o aprendizado e etc. Como exemplo cito dois jogos interessantes: God of War ( Mitologia Grega ) e Medal of Honor ( História Segunda Guerra Mundial ).
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Congresso PeopleNET in Education
ministrando a materia com um novo recurso de ensino” games”…. torna a aula diferenciada, atrativa pois mostramos que o ensino poderá ser prazeroso tanto quanto um jogo virtual
Olá Professor João Mattar,
Sou aluna do Curso de Metodologias e Gestão em EAD da Anhanguera Uniderp. Gostei muito das aulas iniciais e em especial, do uso de games na educação. Como não sou uma nativa digital, vou comprar o seu livro para me aprofundar no assunto, pois acho que realmente o uso desse recurso é para um futuro muito próximo.Basta olhar para minha filha de cinco anos. Parabéns pela produção e contribuição com suas publicações.
Abraço,
Fatima Rubira
Olá professor João Mattar,
Sou professora da Faculdade Anhanguera de Brasília.
Estou fazendo curso de pós graduação em Metodologia e Gestão de Educação à Distância.
No curso vi um vídeo seu sobre games que você fala da importância do uso das redes sociais na educação, mas explicita um entrave neste uso na atualidade mostrando que as pessoas associam redes sociais a diversão e não sala de aula. Devido a isso é difícil conseguir uma adesão significativa à educação com estas redes. O que podemos fazer para reverter esta situação?
Abraços,
Júlio Bitencourt
Júlio, é um desafio interessante: mostrarmos para os alunos que os mesmos ambientes que ele frequentam para se divertir pode servir para a educação. É justamente um movimento contrário àquele que separa educação e diversão. Processos de formação contínua de professores no uso de tecnologias são essenciais para isso.
Os alunos de hoje são bastante diferentes dos alunos de décadas atrás, principalmente pelo fato da facilidade de obtenção de informações. A internet, com seu conteúdo vastíssimo, incutiu nos alunos o desejo de conhecer. Entramos efetivamente na era da heutagogia onde o aluno não necessita ser um expert para aprender, apenas precisa desejar aprender, se tornando um autodidata naquilo que deseja conhecer. O conhecimento passou a ser construído por eles que deixaram de ser receptáculos de informações para construtores de seus próprios edifícios de conhecimentos, obviamente, cada um aplicando seu designer estrutural do saber.
Abraços,
Júlio Bitencourt
Boa noite, Prof. Mattar.
Sou aluna do curso de Metodologia e Gestao EaD, Pirassununga.
Estou cada dia mais facinada com o mundo novo que se abre para repensar as metodologias de ensino. Não tem como ignorar que precisamos investir cada dia mais nas técnicas que provocam a interação dos alunos. Parabéns por este trabalho.
Abraço
Olá professor João Mattar,
Sou aluna do curso de Metodologia e Gestão EaD.
Na segunda aula, vi seu vídeo sobre games e achei muito interessante sua colocação.
Sou professora em uma escola de Educação Especial e trabalho com games, mas após a aula, passei a olhar os games de forma envolvente e fascinante.
Cheguei a conclusão que os alunos aprendem motivados, se envolvem dentro da Educação e aprendem regras. Os games ajudam na atenção e concentração. pretendo ler seu livro e aprofundar meu conhecimento.
Parabéns pelo trabalho!
Iraci, realmente é possível integrar os games (e os princípios do design de games) à educação de maneira muito interessante.
Olá Prof João Mattar,
Sou aluna do curso de Metodologia e Gestão EaD da faculdade Anhanguera de Taubaté e no inicio tive dificuldades e até mesmo uma certa resistência neste curso a distância. Mas no decorrer das aulas, o interesse foi aumentando e estou fascinada pela inserção dos Games no ensino para enriquecer a aprendizagem. Parabéns Prof por nos passar esse tema de um modo tão simples.
Boa tarde professor Mattar.
Somente alguns anos depois de ter concluído o ensino médio percebi que a dissociação aprendizegem-prazer se trata de uma grande mentira no campo da educação.
De fato, sendo um “nativo digital” percebi apenas já adulto que aqueles “joguinhos” tão divertidos de minha infância e adolescência em muito contribuiram para minha aprendizagem.
Inglês, geografia, história e outras disciplinas onde meu aprendizado foi mais significativo por meio dos games, são possíveis sim, desde que vontade política e mais e mais investimentos na educação sejam realidade e não apenas promessas…
Abraços.
Acredito que o uso de games para auxiliar na aprendizagem é um ótimo metodo para apriorar a educação a distância, e o melhor e poder aprender através de um entreterimento, com mais motivação e diversão também.
Olá Prof. Mattar,
Eu sou aluna de “Metodologias e Gestão para Educação a Distância” na Faculdade Anhanguera de Valinhos, e confesso que, no início, hesitei em fazer a minha inscrição nesse curso. Mas, com o decorrer das aulas, a minha opinião mudou e estou muito interessada em adquirir conhecimentos nessa nova modalidade de ensino, que a cada dia proporciona a capacitação profissional de um maior número de pessoas.
Eu gostei muito do seu vídeo sobre a utilização de games em educação e acho que eles trazem um ganho significativo de qualidade ao processo de ensino e aprendizagem.
Parabéns pelo trabalho!
Sou professora da Escola Técnica de Brasília, Formador e Tutor no CE@D do Projeto
E-Tec Brasil e Tutor em Gerência de Projetos na Faculdade Anhanguera, para as Unidades de Pirassununga, Taubaté, Jundiaí, Matão e Sorocaba.
Durante este tempo na tutora de EaD, já passei por algumas “sai justa”, por está ainda iniciando na área.
Estou realizando uma pós graduação em Metodologia e Gestão de Educação à Distância, também na Anhanguera e logo na primeira aula tive a oportunidade de ter nos referenciais as Bibliografias de Mattar.
Durante este mês tenho feito muitas pesquisas e todas elas me levam ou para um livro, ou para um filme ou para as apresentações de Mattar.
Ao ver a apresentação, em Powerpoint postado no Scrib, percebi a importância dos tutores terem conhecimentos sobre o uso de games e das redes sociais na educação.
Sabemos que os alunos ainda não estão preparados para esta nova geração da informação, por ainda fazerem associação das redes sociais como apenas um local para publicar fotografias e contatos com o seu grupo de afinidade, esquecendo que esta ferramenta se utilizada em um AVA trará significativos benefícios para a turma. Algumas Instituições, percebendo a força deste tipo de comunicação, já vêm adotando o Facebook como uma ferramenta na produção do conhecimento. Este livro vem de uma forma bem clara, fazer com que possamos discutir a teoria sobre o uso de games em educação para encontrarmos uma forma de inserir as redes sociais e os games nas nossas atividades pedagógicas.
Interessante essa tensão entre os usos “sérios” e os “divertidos” de jogos e redes sociais, sempre me lembra a proposta de Hard Fun do Papert.
http://www.papert.org/articles/HardFun.html
Boa noite prof. João Mattar,
Como muitos que postaram comentários nesta página, também sou aluna do curso de pós-graduação em Metodologia e Gestão em EAD – Jacarei/SP. Adorei a sua aula e tenho me interessado cada vez mais pelo assunto EAD.
Obrigada pela sua contribuição .
Bom dia, Profº João Mattar,
Sempre gostei de utilizar a internet para estudar, já fiz alguns cursos de extensão, mas Pós-graduação é a primeira vez. Sabia que iria gostar do Curso de Metodologia e Gestão em EaD, mas confesso que fui surpreendida. Adorei a sua aula e a atividade avaliativa de utilizar os blogs como fonte de pesquisa. Essa atividade tem acrescentado muito para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Nunca utilizei as redes sociais para estudar, hoje vejo que é possível e estou levanto essa descoberta para sala de aula. Achei bastante interessante saber que posso utilizar também os games para ensinar aos meus alunos, já havia utilizado o Tangram, (que é um jogo) e aula foi sucesso. Os alunos realmente gostam de atividades com jogos, quando se sente desafiados acabam dedicando-se mais.
Essa é minha percepção.
Conceição Costa
Olá!
Muito legal a EaD trouxe comodidade e agora com essa idéia do game traz diversão, acredito que aprender dessa forma é muito mais interessante.
Olá Prof Mattar!
Sou fisioterapeuta, aluna do curso de Metodologias e educação a distância da Universidade Anhanguera. Depois de ler este artigo, lembrei que podemos usar jogos também na saúde!!!! Aí vai o link…
http://www.youtube.com/watch?v=MNM4udZXMMo&feature=related
É a tecnologia a nosso favor!
Um abraço!!!!!!!!!!!!!!!!
Achei bastante interessante as propostas de games na educação. Acredito que ainda ha uma grande barreira a ser rompida pelas escolas, pois ainda existem deficiências de recursos computacionais e também muitos professores despreparados para utilizar estas novas tecnologias.
Não tenho dúvidas que esta nova geração de estudantes se sentirão muito mais estimulados a estudarem se tiverem estes novos desafios.
Olá prof. João Mattar,
Sou aluna da pós graduação em Metodologia e gestão em educação a distância, Anhanguera Pelotas e achei muito interessante a ideia da utilização de games na educação, inclusive esses dias eu vi um vídeo sobre a influência da música nos jogos do Super Mario, como determinadas melodias causam diversas emoções no jogador, estimulando-o no ambiente de acordo com as fases do jogo. Fiquei pensando em todo o trabalho e pesquisa por trás da elaboração dos games. Imagina que ótima a ideia de associar esse estímulo ao processo de aprendizagem, aprender não seria visto como algo sem graça pelo estudante e, sim, por algo motivador, estimulante e prazeroso.